domingo, 28 de abril de 2013

Joelhos!!! Como evitar problemas com essa articulação

O esporte nos ensina que não existem resultados positivos sem sacrifício, no entanto, não podemos esquecer que a qualidade dos resultados está diretamente associado ao ponto de equilíbrio que empregamos nos nossos treinos, pois nosso corpo, como qualquer máquina, se não forem respeitados os limites de utilização,  terão seu tempo de vida útil reduzido.

Disciplina, disciplina, disciplina. Esse é o segredo. Resultados imediatos é utopia. Eu aprendi isso a "duras penas"! Coloquei metas desafiadoras, e não respeitei os limites do meu corpo - em menos de um mês, consegui sair de um patamar de treino de 6 Km de corrida, para 12 Km com um ritmo acelerado - preço: afastada dos treinos por conta de dores intensas no joelho. Agora é aguardar o diagnóstico e torcer para poder voltar logo aos treinos e poder atingir minha meta - São Silvestre 2013. Por conta do que ocorreu comigo, resolvi dividir alguns tópicos a respeito desta, que é uma das articulações que mais sofre com lesões - o joelho.

O joelho é uma articulação complexa e responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo - função que o deixa vulnerável a diversas lesões. Por isso ele precisa de atenção e cuidados para não apresentar problemas.

Entenda mais sobre a composição do joelho, quais os tipos de lesões mais comuns e como cuidar deles, a fim de evitar problemas futuros:

1 - ESTRUTURA DO JOELHO
O joelho é formado pela articulação do fêmur com a tíbia e do fêmur com a paleta. Ele é composto de quatro principais ligamentos (cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral), dois meniscos (medial e lateral), da cartilagem articular e da membrana sinovial, que produz o líquido normal que lubrifica e nutre as estruturas do joelho. 



2 - LESÕES MAIS COMUNS E POR QUE ELAS OCORREM
As mais frequentes são lesões ligamentares, meniscais e codrais (cartilagem). Elas ocorrem normalmente em decorrência de traumas relacionados à prática desportiva. A lesão ligamentar mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza superficialmente na face interna do joelho, e que frequentemente se associal a outras lesões, porém seu tratamento normalmente não requer cirurgia e o paciente se recupera completamente. A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a do ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol profissional e recreacionais. A artrose do joelho também é muito comum e é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos.

3 - TRATAMENTOS INDICADOS PARA AS LESÕES NO JOELHO
Obviamente que o tratamento específico dependerá do tipo da lesão, podendo variar de medidas simples, como imobilização até tratamentos cirúrgicos para reconstrução ou reparo das estruturas lesionadas. Entretanto, medidas gerais e imediatas cabem a qualquer trauma no joelho. O tratamento imediato e sintomático, ou seja, combater a dor e o inchaço com medidas simples, como manter a perna elevada, gela e anti-inflamatórios. Procure rapidamente a ajuda de um médico especialista, para evitar problemas crônicos nessa região.

4 - O EXCESSO DE PESO E SUA CONSEQUÊNCIA AO JOELHO
O excesso de peso sobrecarrega as articulações dos membros inferiores, especialmente os joelhos, o que leva ao desgaste mais rápido das estruturas da articulação. Uma analogia simples pode ser feita com um carro de passeio que foi feito para transportar quatro pessoas. Se ao invés de carregar somente as quatro pessoas este carro passar diariamente a carregar junto mais de quatro malas pesadas, as peças do carro se desgastarão mais precocemente.

5 - COMO PREVENIR OS TRAUMAS EM ATIVIDADES FÍSICAS
Existem estudos mostrando exercícios específicos que diminuem a incidência de determinados tipos de lesão nos joelhos relacionados à prática esportiva, porém, de maneira geral,  que ajuda a proteger os joelhos é um bom alongamento e fortalecimento muscular. Isso deve ser feito de forma regular e independente da prática esportiva, ou seja, não somente como "aquecimento" antes da prática esportiva. Um bom equilíbrio muscular se adquire somente com regularidade.
Fonte: Portal da Educação Física (http://www.educacaofisica.com.br) 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário